São Paulo Roleplay
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

A Bíblia do RP

Ir para baixo

A Bíblia do RP Empty A Bíblia do RP

Mensagem  GabrielGoncalves Dom Nov 23, 2014 8:36 pm

A BÍBLIA DO RP / O DICIONÁRIO DO RP
Neste tutorial abaixo, irei explicar todas as definições para os seguintes termos:
RK
DM
OOC
IC
KOS
NON-RP/ANTI-RP
RP
MG
PG
RPFW/RP-FTW
PK/FK
CK



SEÇÃO 1 - RK
RK?O que é RK?


RK, vem do inglês, revenge kill, que significa, em tradução livre "Morte Vingativa". Porquê isto é uma violação de regra?
Na vida real, quando você morre, você não revive para poder matar quem te matou.
No RP, quando você more em uma ação RP, do tipo, um assalto em que os assaltantes te matam, você "toma" um PK. Ao tomar este PK, você não pode renascer e matar a pessoa que te matou. Muito menos quando você toma um CK. Isso também acontece quando você morre em PK/CK, e cria outra conta/acessa outra conta só pra poder matar a pessoa. É proibido, e passível de punição. PK e CK serão explicados mais adiante.

SEÇÃO 2 - DM
DM?WTF?


DM, vem do ingês, deathmatch/deathmatching, e signfica "Luta mortal". DM é proibido pois, se você veio aqui para matar, escolha um servidor de DM (redundante), não de RP. Na vida real, você não sairia matando todo mundo sem um motivo. Até serial killers tem motivos. O ato de dm DM é considerado quando você mata alguém sem nenhuma razão.

SEÇÃO 3 - OOC
OOC? QUÊ?


OOC, vem do ingês, Out Of Character, e significa "Fora do personagem". Em servidores de RP, você desenvolve um papel. O papel da vida real. O seu personagem, vive em um mundo separado do nosso. O nosso mundo, é o chamado OOC. OOC é o mundo real, onde, eu, Andrei, escrevo esta bíblia. O mundo IC será explicado mais adiante. Alguns chats OOC são o '/b', o '/o', ou o '/n' e o '/pm' também. Se precisar falar em OOC em chats IC, use o formato "Duplo Parênteses". '((' e '))' Exemplo:
*Em IC Chat* ((Gente. Tô apertado. Já volto.))

SEÇÃO 4 - IC
IC?Mano, para com essas sigla, pqp.


IC, vem do inglês, In Character, e significa "Dentro do personagem". Como você provavelmente leu anteriormente, o nosso mundo é o OOC. Então, o que é o mundo IC?
O mundo IC é aonde você desenvolve o papel da vida real. Um mundo fictício de São Paulo, onde eu, Paulo Souza, sou mafioso. Este mundo é diferente do mundo OOC. Misturar eles é MG, que será explicado depois. O IC é o mundo em que seu personagem vive. Você pode fazer muitas coisas. Pense no mundo IC como se fosse "The Sims". Eles têm seu proprio mundo, seu próprio país, o "Simland". Aqui, o conceito é o mesmo. No nosso mundo, você pode praticar ações usando o comando '/eu'. O comando '/eu' tem esta sintaxe: [Seu nome aqui] [Texto]. Exemplo: '/eu' pega o pacote de bolachas. No jogo, irá aparecer, com esta cor, esta frase: *Paulo_Souza pega o pacote de bolachas.
Nunca use o /eu para falar de ações PASSADAS ou FUTURAS. Somente o PRESENTE DO INDICATIVO deve ser usado no '/eu'. Evite usar o gerúndio também. (Pra quem não sabe, o ando, endo, indo.)
Exemplo de /eu errado: /eu pegando o pacote de bolacha.
Outro exemplo de /eu errado: /eu pego o pacote de bolacha.
Exemplo de /eu certo: /eu pega o pacote de bolacha.

Outro comando vital é o '/do'. O que o '/do' faz?
O '/do' é usado para indicar ações que um objeto faz ou descrever um objeto ou alguém. Não você. Eis um exemplo:
*Paulo_Souza pega o pacote de bolachas.
[No servidor, ele vai aparecer assim]*O pacote de bolachas é da Trakinas. ((Paulo_Souza)).
Outro exemplo é:
*Paulo_Souza acelera o carro, sem pisar na embreagem.
*O carro morre. ((Paulo_Souza))

No caso acima, não descrevemos um objeto/pessoa. Descrevemos a ação de um objeto. Como pode se notar, o /do deve ser usado para toda e qualquer ação que você não é envolvido diretamente, e para descrever ambientes, características, etc. Como, por exemplo, descrever um carro, uma arma, um cartão, descrever como o dia está, o asfalto, ou até coisas que você carrega, como, por exemplo, '/do Carregando um violão', é mais apropriado que digitar '/eu carrega um violão', porém, as duas formas estão certas. Exemplos de chats IC são 't(Chat normal, sem nenhum comando)', '/ligar', '/r', e '/wt.

SEÇÃO 5 - KOS
KOS? Sai andando, vai.


KOS, vem do inglês, kill on sight, que significa "Mate a vista". O KOS é proibido, pois, na vida real, você não sairia matando alguém porque simplesmente ele é policial. Ou porquê uma gang rival entrou no seu território. Lembre se: KOS é quando você mata alguem a vista, sem nenhum motivo de RP.

SEÇÃO 6 - NON-RP/ANTI-RP
Finalmente uma sigla que eu entenda.


Anti-RP, que, por sinal, é uma adpatação do NON-RP, é uma palavra traduzida, pra variar, do ingês, Non-Roleplay, que por sua vez significa "Não RP". Isto significa que você não esta RP'ing/RP'ando. Ou seja, você não está desenvolvendo o papel da vida real/agindo como na vida real. O ponto principal dos jogos de RP são simular um papel. No caso deste servidor de SAMP, o papel da vida real. Então, sempre aja como se fosse a vida real. Como, por exemplo, não simular o RP de medo, num assalto ou abordagem policial. Isso é muito importante, e muitas pessoas não realizam RP de medo, o que é triste.

SEÇÃO 7 - RP
Repetindo sigla, hein.


RP, vem do inglês, roleplay, que significa "Atuar/Desenvolver um papel." No caso deste servidor, o papel da vida real. No seu personagem, IC, você DEVE agir como se estivesse na vida real. Isso é o princípio do RP deste servidor - Desenvolver o papel da vida real. Quanto melhor e mais detalhadamente você desenvolver este papel, maior é suas habilidades de RP, e seu reconhecimento pelos servidores de SAMP do mundo inteiro. Ações como, por exemplo, lavar seu carro, empinar um pipa, ouvir um som, são coisas que você faz ou fazia ou já fez na vida real. Então, procure realizá-las. Quanto mais coisas da vida real você fizer, melhor será o seu RP.

SEÇÃO 8 - MG
MG?Muito Gato?Brigado


MG, vem do inglês, metagaming. MG não tem uma tradução definida. É somente um termo, do tipo "parça". Metagaming tem muitas definições. Todas elas serão explicadas aqui.

Primeira: Misturar OOC com IC.

Como você deve ter lido anteriormente, OOC e IC são coisas, "mundos", diferentes. Por isso, misturá-los é uma quebra de regra. O vice-versa também.Exemplos disso são:
*Em chat IC*Paulo Souza:Olá, tudo bem?
*Em Chat OOC*Fulano_De_Tal:E ai, fmz?
Vice-Versa.
*Em chat OOC*Paulo Souza:Olá, tudo bem?
*Em Chat IC*Fulano_De_Tal:E ai, firmeza?

Segunda: Usar Informações OOC com IC.

Esta é uma regra muitas vezes desconhecida por muitos. O uso de informações OOC em IC é proibido, pois, na vida real, você não tem um canal OOC para saber das coisas da vida. É como se Jesus fosse o canal OOC. E ele falasse pra você "Não pegue a 23 de maio". Sendo que você já esta na curva para pegá-la. Se Jesus nunca tivesse lhe falado, você iria pela 23 de maio.
Exemplos disso são:
*Em Chat OOC*Paulo Souza:A idade do Beutrano_De_Tal é 25.
*Em Chat IC*Beutrano_De_Tal: Minha idade é 16.
*Em Chat IC*Fulano_De_Tal:Mentira. O Paulo acabou de falar no '/f' que você tem 25.

Terceira: Usar Smileys, Palavras Abreviadas, e Caracteres Proibídos em Chat IC.

Outra regra muito quebrada é esta. Muitas pessoas ainda digitam, em chats IC, 'fmz', 'blz', 'pq', 'vc'. Na vida real, se a sua mãe lhe pedir para ir buscar pão na padaria, você não irá falar "pq eu?". Você irá dizer "Porquê eu?".
Na vida real, quando alguma garota lhe pede namoro, você não irá dizer "Dois pontos e fecha parênteses (( ))"
Na vida real, também, você, quando não entender algo, você não irá falar "Ponto de interrogação". Você irá falar "Que?", "Huh?", "Hã?"
Exemplos:
*Em IC Chat*Paulo_Souza:Você não é qualificado para o serviço. Não.
*Em IC Chat*Fulano_De_Tal:PQ?
Smileys:
*Em IC Chat*Paulo_Souza:Não, sem permissão.
*Em IC Chat*Fulano_De_Tal: :/
Caracteres Proibídos:
*Em IC Chat*Paulo_Souza:Você tem aquelas bitotas?
*Em IC Chat*Fulano_De_Tal:?

SEÇÃO 9 - PG
Praia Grande é nóis


PG, vem do inglês, powergame, e também não tem tradução. É simpesmente um termo.
PG tem definições diferentes. Elas são:

Forçar um ato de RP ou não RP:

Muitas pessoas forçam outras a fazer um RP. Isso é proibido. Pois, na vida real, você não tem como forçar o Tazer do policial a não funcionar.
Outro grande erro é forçar o RP por meio de comandos do tipo "'/eu' empurra o cara." Na vida real, você não conseguiria empurrar todo mundo. Por isso, existe o sistema de Falha/Sucesso.
O sistema de Falha/Sucesso é um sistema usado em quase todos os servidores de RP para que não seja cometido PG. Toda a ação dirigida á alguem deve ter este formato. E, no caso de falha, a pessoa DEVE explicar o porquê da falha. Falhas sem nenhum motivo ou com motivos errados é considerado uma quebra de regra.
Caso você já seja um pouco mais experiente no RP, você pode trocar o sistema de falha/sucesso (que já é obsoleto hoje em dia) e usar normalmente os comandos como /eu empurra o cara, /eu desfere um soco em sua cara, /eu te dá uma rasteira. E, a pessoa a qual você afetou pela ação determinará o final da estória. Ou seja, se ela irá cair, se ela irá desviar, e etcetera. Mas, lembre-se, que você não pode desviar e se esquivar de tudo. Tenha bom senso. E lembre-se também que você não pode bater e fazer tudo.

ATENÇÃO!!! USAR '/TENTAR' É CONSIDERADO POWERGAME, POIS NÃO DÁ A CHANCE DE OUTRA PESSOA SE DEFENDER!
ATENÇÃO!!! O COMANDO '/TENTAR' SÓ PODE SER USADO SE A AÇÃO FOR DIRECIONADA A VOCÊ! EXEMPLOS:

" '/tentar' abrir a tampa da saída de ar. "

Exemplos de forçar um ato:

Marcos_Souza pega o tazer e carrega-o.
Falha. Pois o tazer está sem bateria.((Fulano_De_Tal))

No caso acima, o erro cometido pelo Fulano_De_Tal foi ter forçado uma ação RP, que é a do tazer estar sem bateria.


Marcos_Souza dá um chute na direção de Fulano, sem chance de desvio.
No caso acima, o erro cometido pelo Marcos_Souza foi ter forçado uma ação RP, que é a de não dar chance de uma defesa RP.


Marcos_Souza desfere uma rasteira em Fulano.
Fulano_De_Tal dá um pulo, e desvia.
Marcos_Souza nota o desvio, e procede a dar um soco na direção de Fulano.
Fulano_De_Tal se abaixa.
Marcos_Souza observa o Fulano se abaixando, e procede a dar um chute nele.
Fulano_De_Tal vai para trás, se esquivando.

No caso acima, o erro cometido pelo Fulano_De_Tal foi ter desviado todas as vezes, tipo ninja, o que é impossível, forçando um Não-RP.


Exemplos de PG por ações:

Marcos_Souza tenta empurrar o cara.
Falha.((Fulano_De_Tal))

Neste caso, ele não especificou o motivo da falha.


Marcos_Souza tenta empurrar o cara.
Falha. Eu sou bombadão e cê nunca vai me derrubar.((Fulano_De_Tal))

Neste caso, ele colocou um motivo errado.


PG Também é considerago quando você pega um item que não existe, ou que acabou de inventar.
Se você anda com um coldre/bandoleira, DEVE mostrar a todos que usa. Com comandos '/do'.
Sempre que alguém passar perto de você, mostre, com comandos '/do', o que você tem. Como, por exemplo, um fone de ouvido, coldre, mochilas, bolsas, etc.
Exemplos:
Fulano_De_Tal pega uma arma do coldre.
[Ele não mostrou que tinha um coldre.]

Eu tenho um coldre.((Fulano_De_Tal))
Fulano_De_Tal pega uma arma do coldre.

[Assim está certo. Pois ele mostrou que TEM um coldre.]

SEÇÃO 10 - RPFW/RP-FTW
WTF?!


RP-FTW/RPFW, vem do inglês, roleplay for the win, e significa "Desenvolver/atuar um papel para ganhar". Isso é proibido, pois, na vida real, NUNCA você sempre ganha. Numa luta, por exemplo, é IMPOSSÍVEL você não apanhar nenhuma vez. O RP-FTW é cometido atráves do sistema Falha/Sucesso, ou, como mostrado nos exemplos acima de powergame, onde as pessoas sempre desviam das ações ou cometem ações sem chance de erro.

Exemplos:

Marcos_Souza vira o punho, tentando acertar a cara de Fulano de Tal.
Falha. ((Fulano_De_Tal))
Marcos_Souza toma distância, e tenta acertar a cara de Fulano De Tal com um Jab.
Falha. ((Fulano_De_Tal))

[Percebam, que, fulano de tal, não quer perder, então fica constantemente falando "Falha". Isso é proibido.]

SEÇÃO 11 - PK/FK
Isso tinha lá em cima, cara


PK, vem do inglês, player kill, e significa "Morte do Jogador".
O PK é quando você morre, no jogo. No PK, você perde TODA a memória da pessoa que te matou.
Exemplo:
Eu assaltei Fulano_De_Tal. Só que ele vai me denunciar a polícia. Eu decidi, então, amarrar ele, levá-lo até um lago, e o dispensar. Isso é um PK.
PK's SOMENTE SERÃO VÁLIDOS SE A MORTE FOI FEITA DE UM MODO RP.
Ao tomar PK, você esquece TODOS os RP's da pessoa que te matou. Independente se você a conhece faz tempo ou acabou de trombar ela na rua. Porém, somente com a pessoa que te matou, e os envolvidos na sua morte. Ninguém mais.
Uma variante do PK é o FK, que significa Faction Kill, ou seja, "Morte da Facção", e é cometida geralmente por máfias e gangues, que matam membros que denunciam para a polícia, por exemplo. Num FK, você esquece TODOS os RP's feitos com a facção, independente dos RP's.

SEÇÃO 12 - CK
Isso também


CK, vem do inglês, character kill, e significa "Morte do Personagem".
O CK é quando você morre como na vida real. Você perde tudo. E tem de recomeçar.
CK's só poderão ser feitos em jogadores com nível 2 ou maior.
CK's DEVEM SER MUITO RP. CK's sem RP NÃO SERÃO VÁLIDOS.
CK's devem ser postados na seção indicada do fórum, e avaliados pela administração, para então serem aceitos ou negados.





Este é o fim da bíblia/dicionário. Se você conseguiu realmente ler tudo isto, parabéns! Esta bíblia/dicionário foi criada com o intuito de tirar TODAS as suas dúvidas sobre RP. Bom Jogo!



Créditos: LeLeTe
GabrielGoncalves
GabrielGoncalves
Gerente
Gerente

Mensagens : 17
Data de inscrição : 26/04/2012
Idade : 26
Localização : São Paulo

https://saopaulo-roleplay.umforum.net

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos